Qual a vantagem da segunda safra para o produtor? Por Décio Karam

A agricultura, como era realizada anos atrás, podia ser considerada extrativista, quando o produtor pensava na produção extensiva com monocultivos e expectativa de retorno financeiro imediato. Contudo, este sistema levou muitas vezes ao esgotamento dos recursos naturais (em especial o solo), ocasionando ao produtor o uso casa vez maior de recursos financeiros para manter a produtividade agrícola em patamares econômicos rentáveis. Ao longo dos anos, os custos de produção tornaram-se crescentes e a produtividade sempre dependente do clima. Assim, durante muitas décadas, o ganho (que não significava lucro) era derivado do aumento de volume produzido pelo incremento da área cultivada e não da produtividade esperada.

A introdução da segunda safra ocorreu no fim da década de 70, quando agricultores do norte do Paraná deram início ao plantio do milho após a colheita da soja, por causa da descapitalização ocorrida naquela região após a frustação da safra do café devido a perdas por geada. Contudo, a Conab iniciou o acompanhamento de safra no final da década de 80 quando o volume de produção da safrinha começou a ser identificado no Brasil. Embora considerada atividade de alto risco agronômico, por isso chamada de safrinha, outros produtores introduziram este sistema devido a ociosidade da propriedade rural por longo período do ano. Pela falta de informações técnicas sobre a viabilidade deste cultivo após a colheita da soja, as primeiras áreas foram conduzidas com baixo investimento, resultando em baixa produtividade do milho, mesmo quando não ocorriam fatores climáticos adversos. A grande maioria dos produtores, profissionais ligados a agricultura e até mesmos cientistas consideravam a safrinha um desafio muito grande, com mais dúvidas do que respostas.

A partir do momento em que o produtor entende que esta segunda safra poderia resultar em retorno econômico, inicia-se uma pressão para o desenvolvimento e a adaptação de técnicas para melhoria de produtividade do milho safrinha. O conceito de sistema de produção intensificado começa a ser difundido e, a partir de então, muitas regiões onde não era semeada nenhuma cultura com retorno econômico foi possível demonstrar a rentabilidade duplicada na mesma área.

A partir da safra 2011/12 o milho safrinha passa a representar mais de 50% da área plantada e da produção de milho no Brasil, estando atualmente estes em mais de 72% de toda a área plantada e da produção do milho em nosso país.

Se a cultura do milho após a soja era considerada de alto risco, porque o agricultor adotou de vez a safrinha em sua propriedade? Porque foi possível aderir as duas principais culturas econômicas de maior retorno econômico no país na mesma área em sucessão. Com isso, foi possível demonstrar que a propriedade rural pode ser trabalhada em mais de 80% do ano, com possibilidades de investimento para o sistema e maior retorno econômico em médio prazo, diluindo os custos fixos, redução da ociosidade dos equipamentos e, principalmente, otimizando o uso dos recursos humanos na propriedade rural.

Novas técnicas estão sendo desenvolvidas com novas modalidades de semeadura, melhoria no aproveitamento de fertilizantes, uso e manuseio correto de defensivos agrícolas por meio de tecnologia de aplicação para as condições de temperaturas altas, noites frias e umidade relativa do ar baixa, além da adequação de agentes para controle biológico nestas mesmas condições. Todas estas tecnologias permitiram que o sistema soja/milho fosse economicamente viável, ambientalmente factível e socialmente integrador. Assim, não é incoerente dizer que o cultivo do milho safrinha não trouxe sustentabilidade para a agricultura brasileira.

PUBLICADO ORIGINALMENTE EM:

https://www.noticiasagricolas.com.br/artigos/artigos-geral/264603-qual-a-vantagem-da-segunda-safra-para-o-produtor-por-decio-karam.amp.html




ENTREVISTA - RS: congresso em Bento Gonçalves vai analisar o mundo do milho e do sorgo no Brasil

entrevista zeferino

Confira a entrevista do Presidente do Congresso. Clique na imagem para ouvir a entrevista.




Video - LANÇAMENTO XXXI CNMS 2016

"Milho e sorgo: inovações, mercados e segurança alimentar" é o tema do 31º Congresso Nacional de Milho e Sorgo, a ser realizado em Bento Gonçalves de 25 a 29 de setembro. O evento foi lançado na manhã desta segunda-feira (16) no Salão Negrinho do Pastoreio, no Palácio Piratini. Após 24 anos, o Rio Grande do Sul vai sediar o encontro que dará ênfase às discussões sobre os impactos das novas tecnologias geradas pelas instituições de pesquisa pública e privada e seus desdobramentos nas áreas de ensino, pesquisa e extensão nas culturas de milho e sorgo no Brasil.




Rio Grande do Sul sediará Congresso de Milho e Sorgo em 2016

O Rio Grande do Sul foi o estado escolhido para sediar o 31º Congresso Nacional de Milho e Sorgo, a ser realizado em 2016 pela Associação Brasileira de Milho e Sorgo (ABMS), em parceria com a Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), a Embrapa e a Emater/RS-Ascar.

O secretário da Agricultura e Pecuária, Ernani Polo, e o diretor-presidente da Fepagro, Adoralvo Schio, acompanharam o presidente da ABMS, Décio karam, o vice - presidente Paulo César Magalhães, e o gerente técnico adjunto da Emater/RS-Ascar, Rogério Mazzardo, em uma visita ao gabinete do governador José Ivo Sartori para conversar sobre a organização do evento.

O governador destacou a importância da cultura do milho e do sorgo para o Estado, inclusive com reflexos nas cadeias produtivas do leite e da carne, por constituírem a base da alimentação animal. Também avaliou que a participação da Fepagro e da Embrapa na organização do evento promove ainda mais uma interligação entre as duas entidades. “Queremos integrar ao máximo as organizações de pesquisa do setor agropecuário”, concluiu.

O Congresso deverá ser lançado na Expointer deste ano.




Congresso de milho e sorgo debate impactos das tecnologias geradas por instituições de pesquisa

Reunião da equipe organizadora do 31º Congresso Nacional de Milho e Sorgo na primeira semana de abril (Foto: Lucas Scherer)

“Milho e sorgo: inovações, mercados e segurança alimentar” é o tema do 31º Congresso Nacional de Milho e Sorgo que será realizado em Bento Gonçalves-RS de 25 a 29 de setembro.   O evento dará ênfase às discussões sobre os impactos das novas tecnologias geradas pelas instituições de pesquisa pública e privada e seus desdobramentos nas áreas de ensino, pesquisa e extensão nas culturas de milho e sorgo no Brasil.

O congresso abrigará também dois workshops – um sobre o manejo integrado da lagarta-do-cartucho e o segundo sobre o percevejo-barriga-verde em milho – além de duas reuniões técnicas sobre os cereais em questão. O objetivo é reunir pesquisadores, produtores, extensionistas, técnicos e dirigentes de indústrias de insumos e de máquinas e equipamentos agrícolas, de cooperativas, além de professores e estudantes, para analisar os avanços das tecnologias responsáveis pelo desenvolvimento das culturas de milho e sorgo.

 

Segundo o pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo Décio Karam, presidente da Associação Brasileira de Milho e Sorgo, entidade responsável pela realização do evento, a escolha do tema “Inovações, mercado e segurança alimentar” é em função da conjuntura atual e também fundamentada nas discussões em congressos anteriores. “Um dos destaques da programação é a palestra que tratará dos impactos da globalização na manutenção da diversidade genética e segurança alimentar”, acrescenta.
 

As inscrições estão abertas e o primeiro lote com valores promocionais encerra no próximo dia 30 de maio. Veja aqui. Abaixo, conheça a programação completa do evento, também disponível em www.abms.org.br/cnms/prog_congresso.html . A promoção é da ABMS (Associação Brasileira de Milho e Sorgo), com realização da Embrapa, Fepagro (Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária), Emater/RS-Ascar (Associação Rio-Grandense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural) e Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
 

Evento: 31º Congresso Nacional de Milho e Sorgo
Data: 25 a 29 de setembro de 2016
Local: Bento Gonçalves-RS
 

Destaques da programação:
Conferência: O desafio da produção sustentável frente à demanda crescente por alimentos saudáveis

Painéis: 
1 – Desafios e potencialidades técnicas das cadeias produtivas de milho e sorgo
2 – Desafios para a produção de milho e sorgo 
3 – Aumento de produtividade de milho e sorgo no Brasil
4 – Mercados especiais para milho e sorgo 
5 – Estratégias de utilização de milho e sorgo na alimentação animal 
6 – Inovações em sistemas produtivos
7 – Sistemas integrados de produção
8 – Avanços da biotecnologia em milho e sorgo

Palestras:
1 – Impactos da globalização na manutenção da diversidade genética e segurança alimentar
2 – Tecnologia da Informação aplicada à agricultura
3 – Políticas de mercado do milho e sorgo
4 – Políticas públicas - conservar para produzir melhor
5 – Economia mundial e seu impacto no agronegócio de milho e sorgo
6 – Banco mundial de sementes e a segurança da biodiversidade
7 – Potencial e perspectivas da cultura do sorgo frente à demanda mundial de grãos
8 – Armazenamento e qualidade de grãos de milho e sorgo 
9 – Milheto-grão como alternativa alimentar de suínos e aves
 

Workshops:
1 – Manejo Integrado de Spodoptera frugiperda na era atual 
2 – Estado da arte do percevejo barriga verde (Dichelops spp) em milho

Texto: Guilherme Viana (MG 06566 JP)

Jornalista / Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
www.embrapa.br/milho-e-sorgo
Tel.: (31) 3027-1905
E-mail: 
milho-e-sorgo.imprensa@embrapa.br




Livro contendo as Palestras do 29º Congresso Nacional de Milho e Sorgo 2012

O livro contendo as palestras do 29º Congresso Nacional de Milho e Sorgo 2012, realizado em Águas de Lindoia está à venda e disponível aos interessados por apenas R$20,00 (vinte reais) + serviço de correio a cobrar. Adquirindo o livro, o interessado levará de brinde o CD dos trabalhos apresentados no evento.

O pagamento deverá ser feito mediante depósito na conta corrente no 81.278-1, agência 0395-6, do Banco do Brasil, em nome da ABMS e o comprovante de depósito enviado escaneado para o e-mail da ABMS




Reunião do Conselho Fiscal da ABMS

"O Conselho Fiscal da ABMS se reuniu as 13h15min horas do dia 16 de abril de 2013 nas dependências da Embrapa Milho e Sorgo em Sete Lagoas, MG, com a finalidade de analisar as contas e resultados financeiros apresentados pela diretoria da ABMS, referentes aos exercícios fiscais de 2011 e 2012."




Rev Brasileira de Milho e Sorgo

“É com imensa satisfação que comunicamos a todos a nova classificação da Revista Brasileira de Milho e Sorgo (RBMS) que agora é B2 em CIENCIAS AGRÁRIAS (Classificação da CAPES/QUALIS). Com certeza muitas pessoas contribuíram para que pudéssemos alcançar tal classificação. Lembramos que a RBMS veiculou seu primeiro número em 2002. É, portanto, uma revista muito nova. Ainda temos que fazer muito para subirmos mais um degrau. Esta tarefa depende exclusivamente do esforço de todos nós. A todos os sinceros agradecimentos. Corpo Editorial da RBMS”



Rod. MG 424, Km 45, Caixa Postal 151 - 35702-098, Sete Lagoas, MG, Tel.: (31) 3027 - 1186

E-mail da ABMS: abms@abms.org.br

Copyright © 2019. ABMS