O Seminário Nacional de Milho Safrinha teve início na cidade de Assis-SP em 1993 e seis anos mais tarde, na sua quinta edição, o evento migrou para Barretos-SP. Nas edições posteriores, o Seminário foi realizado em importantes regiões produtoras de milho safrinha, como Londrina-PR (2001), Rio Verde-GO (2003), Assis-SP (2005) e Dourados-MS (2007). A décima edição do Seminário tem como sede, novamente, a cidade de Rio Verde. Bienalmente, o evento é considerado referência nacional na divulgação de inovações da cultura do milho safrinha, reunindo profissionais para discutir e divulgar informações e tecnologias inerentes a cultura.

Atualmente, a produção de milho safrinha representa 34% da produção nacional, com área cultivada de, aproximadamente, 4,9 milhões de ha. No Centro-Oeste a maior parte da produção é destinada às agroindústrias instaladas na região, que em virtude do aumento das exportações de carnes nos últimos anos vem demandando, gradativamente, maiores quantidades do cereal.

Em áreas de cultivo de soja, o milho safrinha se destaca como excelente alternativa de cultivo, principalmente como componente do sistema de produção em áreas de plantio direto. A importância da discussão sobre os assuntos inerentes à cultura na região central do país se deve ao aumento expressivo, nos últimos anos, da área cultivada no Estado de Goiás. Porém o principal desafio dos técnicos e agricultores da região é o de superar os baixos rendimentos e preços prevalecentes na época do cultivo de milho.

Para comprovar a evolução do milho safrinha em Goiás, a produtividade da cultura passou de 2.780 kg ha-¹ em 1992, para aproximadamente 4.600 kg ha-¹ em 2009, segundo dados do CONAB. Para superar estes índices de produtividade, de forma econômica e sustentável, a décima edição do Seminário abordará todos os segmentos da cadeia produtiva da cultura, e pela primeira vez o manejo do milho Bt em condições de safrinha.

Portanto, a comissão organizadora espera que as informações apresentadas ao público participante e as discussões geradas no evento possam contribuir, de maneira expressiva, para a evolução do milho safrinha no país. Os organizadores agradecem o apoio das instituições e empresas que contribuíram brilhantemente para a realização da décima edição do Seminário Nacional de Milho Safrinha.

Alessandro Guerra da Silva
Presidente da Comissão Organizadora
X Seminário Nacional de Milho Safrinha